O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET), antigamente chamado Programa Especial de Treinamento, foi criado em 1979 e tem o objetivo de promover uma formação ampla e de qualidade acadêmica aos estudantes de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

Para tanto, realiza atividades coletivas que integrem o tripé ensino, pesquisa e extensão no sentido de enriquecer as experiências acadêmicas no âmbito do curso e desenvolver a capacidade de trabalho em grupo, além da discussão de temas éticos, sociopolíticos, científicos e culturais relevantes para o exercício profissional e a construção da cidadania.

 

Como surgiu o grupo PET de Serviço Social da UnB?

O grupo PET de Serviço Social da Universidade de Brasília (PET/SER-UnB) foi criado em 1996 pela Profa. Dra. Denise Bomtempo Birche de Carvalho como uma ferramenta acadêmica para difundir a pesquisa discente.

A tutoria do PET já foi assumida por diversos professores do nosso departamento: Denise Bomtempo Birche de Carvalho (1996-1999 e 2004-2006), Carolina Cassia Batista Santos (1999-2004), Perci Coelho de Souza (2006-2009), Maria Lucia Pinto Leal (2009-2011), Ailta Barros de Souza (2011-2017) e Miriam de Souza Leão Albuquerque (2017-2021). Atualmente, a tutoria está sob responsabilidade da Profa. Dra. Thaís Kristosch Imperatori.

 

Atividades desenvolvidas atualmente:

  • PET/SER Legis: tem o intuito de discutir o marco legal de temas relacionados ao Serviço Social e à política social para fins de complementação e enriquecimento das atividades do PET/SER, além de permitir uma complementação extracurricular na formação dos estudantes.
  • PET/SER Leitura: discussão, em grupo, de textos com temáticas relevantes para a formação acadêmica e profissional sendo importante por propiciar aos integrantes do grupo uma complementação da bibliografia oferecida na graduação, além de aprofundar debates fundamentais para a formação acadêmica e profissional.
  • PET/SER Práxis: consiste no diálogo entre estudantes da graduação e um assistente social sobre seu contexto profissional, bem como os desafios e possibilidades do exercício profissional em suas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Tal aproximação possibilita a troca de experiências oferecidas aos discentes e permite a compreensão de quais são as demandas e os desafios cotidianos da profissão.
  • PET/Seminário: consiste numa apresentação feita pelas integrantes do PET/SER e/ou convidados(as) podendo tratar de temas variados relacionados ao Serviço Social e à pesquisa desenvolvida pelo PET/SER.
  • PET/Cine: é a realização de sessões de filmes e documentários relacionados a temas pertinentes em horários que permitam abranger a maior quantidade de pessoas possível.
  • Minicurso de extensão: trata-se da realização de um curso com a temática de estudo escolhida anualmente pelo grupo PET/SER. O minicurso é aberto aos estudantes de graduação e comunidade externa à UnB.

 

Integrantes do grupo PET/SER:

Prof.ª Dr.ª Valdenízia Bento Peixoto

Agatha Santos Camelo

Allana Louise Félix da Silva

Ana Julia Santiago Lopes

Anna Julia Medeiros Lopes Garcia

Dafynne Mello das Virgens

Jessica Sousa Santos

Jordana Jucá Chermont

Karolaine dos Santos Bezerra

Ligia Souza Lira

Luis Henrique Belém de Oliviera

Pamella Koehler Gualberto de Brito

Rebeca da Silva Vieira Neiva

Rodrigo da Costa Laroqui

Thalia Mirelly de Souza

 

Contato:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram: @petserunb